Artigos Técnicos

Diretor da Qualittas estreia quadro Meu Pet no programa Band Mulher

Novo quadro semanal irá falar sobre animais de estimação e o universo veterinário

Postado em março 17, 2022 as 6:17 pm por Daniela Nucci

O universo pet e os assuntos relacionados à medicina veterinária sempre chamam atenção em toda mídia. Prova disso, no dia 16 de março, o programa Band Mulher apresentado por Débora Selanne, na TV Bandeirantes Mais, estreou o quadro Meu Pet. A atração vai ao ar às quartas-feiras, às 13h30, ao vivo, e vai tratar sobre temas de animais de estimação e o universo veterinário.

Para o primeiro quadro Débora contou com a participação ao vivo do médico-veterinário, professor e diretor da Faculdade Qualittas, Francis Flosi, para explicar sobre um tema que atinge tanto os animais quanto os humanos durante as fortes chuvas de verão: a leptospirose.

Nessa época, as pancadas de chuva são comuns e o grande volume de água pode provocar alagamentos e transtornos, e a população afetada é exposta a essa doença. Segundo Flosi, o contato direto com a água da chuva pode representar um risco elevado de contaminação.

Um dos principais transmissores da leptospirose são os ratos, que através da urina eliminam a bactéria causadora da doença, a Leptospira. “Como forma de prevenção, é de extrema importância evitar o contato com a água de enxurradas e enchentes, assim como evitar lavar sem proteção adequada quintais, caixas de esgoto e áreas que possam ter sido contaminadas”, diz o especialista, durante a entrevista com Débora.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença de alta incidência no País e em manifestações mais graves a letalidade pode chegar a 40% dos casos. “Quando ocorrem essas enchentes a urina de ratos atinge esgotos e bueiros que misturam com a lama e a água das enxurradas e chegam até a população”, diz o Prof. Flosi.

A leptospirose humana apresenta manifestações clínicas muito variáveis, com diferentes graus de severidade. A infecção pode ser assintomática, subclínica ou ocasionar quadros clínicos leves, moderados ou graves com alta letalidade.

Nos animais os sintoma são febre; perda de apetite; vômito, icterícia (coloração amarelada das mucosas, pele e branco do olho). “Ao perceber os primeiros sinais procure imediatamente um posto médico ou clínica veterinária para início imediato do combate a esta terrível doença e evite andar ou nadar em aguas resultantes de enchentes, além de evitar que os Pets também entre em contato com essas águas. Todo cuidado é pouco, mas prevenir ainda é o melhor remédio”, finaliza o especialista.

Assista a entrevista completa no vídeo abaixo!

Artigos Técnicos

veja mais notícias

Assine nossa NEWSLETTER