Curiosidades
Fonte: petlove.com adaptado pela equipe de redação do Notícias Vet.com
Atenção! O mês de abril chegou e com ele várias balelas serão contadas para caçoar dos mais desavisados. Como aqui, nós queremos que os pais e mães de pets fiquem sempre bem informados, que tal listar cinco mentiras sobre gatos que teimam em aparecer, não só no primeiro dia de abril.
Leia com atenção para saber se você não foi vítima do Conto do Vigário e acreditou no que não devia. Confira abaixo as informações:
Gato transmite o novo coronavírus humano
E tem como não começar por esse assunto? O que tem de gente desesperada em casa achando que os pets podem ser infectados ou transmitirem o COVID-19, aos humanos não é brincadeira.
A gente lembra que os gatos têm um tipo de coronavírus específico, que nada tem a ver com essa pandemia atual. A infecção por coronavírus em gatos é causada pelo coronavírus felino (FCoV), que pode causar a Peritonite Infecciosa Felina, a PIF.
A doença é encontrada em praticamente todo o mundo e, infelizmente, é bastante comum em abrigos e gatos.
Sobre o COVID-19, a informação mais recente dá conta que por se tratar de um vírus ainda pouco conhecido, e que até o momento não afetou animais de estimação, o indicado é que as pessoas infectadas não tenham contato muito próximo com seus pets. Isso porque, alguns vírus podem sofrer mutações e se adaptar a diferentes espécies com o passar do tempo.
Mentiras sobre gatos: eles podem tomar leite?
Na seção das mentiras sobre gatos,um clássico da invenção popular brasileira que pode trazer problemas para o seu felino: gatos adultos não podem tomar leite de vaca.
Mas eles tomam com tanto gosto, você pode dizer. Sim, é verdade. No entanto, apesar de não ser um produto tóxico, ele não é saudável para os felinos, podendo fazer com que desenvolvam diarreias, gases e vômitos.
Leite para os gatos somente se for o materno. O ideal é que o gato coma apenas sua ração (seca ou úmida) por se tratar da forma mais balanceada de alimentação do felino.
Gato precisa passear
Confessa que você acredita ou pelo menos já acreditou nessa falácia. Pois, agora você pode contar pra todo mundo que o bichano não precisa circular por aí e prefere mil vezes a segurança e o conforto do lar.
Quem acredita nessa mentira e deixa o felino dar uma voltinha pelas redondezas está colocando a vida dele em perigo, já que as ruas representam uma série de riscos: contrair uma doença, ser vítima de um acidente, brigar com outro animal ou até mesmo sofrer maus tratos de pessoas maldosas.
Em casa, aposte num ambiente rico em possibilidades para que o animal sinta-se motivado a brincar e se exercitar.
Mentiras sobre gatos: Catnip faz mal pro bichinho
A famosa “erva do gato” causa repulsa em certas pessoas, mas é por pura desinformação. Assustados com o poder que o catnip tem em deixar o pet mais eufórico e brincalhão, elas acreditam que o animal fique dopado e a erva seja nociva para sua saúde. Pura crença de primeiro de abril.
A planta, nativa da Europa e da Ásia, é medicinal e aromática, da família das hortelãs, que possui um ingrediente ativo, o nepetalactone. Quando o gatinho cheira o tal nepetalactone, a substância atua no cérebro felino estimulando seus instintos – utilizado tanto para acalmar e aliviar o estresse dos felinos, quanto para estimular bichanos mais paradões a brincar e vencerem a apatia.
Não prejudica a vida do pet e muito menos causa a dependência. Pode fazer uso tranquilamente!
É normal o gato vomitar bolas de pelos
Essa é, digamos, uma meia verdade. De fato é comum vez ou outra o bichano expelir uma bola de pelo, afinal, ele vive se lambendo e é natural que sua língua áspera acabe “varrendo” o visitante indesejado pra dentro da boca e consequentemente para o estômago, algumas vezes fazendo com que regurgite o conteúdo.
Porém, é preciso ficar bastante atento para verificar se o animal não está acumulando pelos em excesso, pois isso pode levar a casos de úlcera, gastrite e até obstrução intestinal. Em situações extremas é necessário fazer lavagem intestinal ou até mesmo uma cirurgia.
Como se precaver? Invista em rações de qualidade, escove o bichinho regularmente, compre as “graminhas para gatos” e aposte em suplementos e petiscos que ajudem na lubrificação da bola de pelo, facilitando assim eliminação.
E aí, gostou das nossas dicas? Então compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nossas publicações, assim você fica bem informado e ninguém mais vai te enganar, nem mesmo numa brincadeira de 1º de abril.