Uncategorized

Saiba mais sobre a Anemia Infecciosa Equina – AIE

A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é causada por um lentivírus pertencente à família dos retrovírus

Postado em setembro 7, 2020 as 7:35 am por Minha Cliente
AIE

O que é anemia infecciosa equina?

A anemia infecciosa equina, ou AIE, é uma doença viral, transmitida principalmente através de picada de mutucas e das moscas dos estábulos, mas também pelo contato com materiais contaminados com sangue infectado como agulhas e instrumentos cirúrgicos e durante o período de gestação.

O vírus da anemia infecciosa equina é um lentivírus, uma subfamília de retrovírus com longos períodos de incubação. Os surtos podem freqüentemente se desenvolver no final do verão e início do outono em regiões temperadas, coincidindo com o pico das populações de insetos que picam.

Após o AIE infectar um cavalo, há um período de incubação de 7 a 45 dias antes que os sinais da doença sejam vistos e apesar do vírus desencadear uma resposta imunológica, ela não é eficaz para eliminar a infecção. Sendo assim, cavalos infectados com AIE carregam a doença para o resto da vida.

Formas da Anemia Infecciosa Equina – AIE

A doença pode se apresentar em três formas, são elas:

Aguda

Os sinais graves da doença aparecem rapidamente e os cavalos podem morrer dentro de 2-3 semanas. A forma aguda ocorre tão rapidamente que muitas vezes uma temperatura corporal elevada é o único sinal visto. 

Crônica

Se os cavalos sobreviverem à infecção aguda, eles podem desenvolver sinais de doença causados ​​pela resposta imune do cavalo ao vírus, que inclui:

  • Episódios recorrentes de aumento súbito da temperatura;
  • Diminuição do apetite e perda crônica de peso;
  • Inchaço da parte inferior do tórax, abdômen e pernas;
  • Diminuição do número de glóbulos vermelhos e batimento cardíaco irregular;

Inaparente

A maioria dos cavalos infectados tornam-se portadores inaparentes, sem sinais de doença, a menos que sejam expostos a um forte estresse. Embora seu sangue abrigue menos vírus, eles continuam a representar um risco para outros cavalos.

O que pode ser feito para reduzir os riscos de uma infecção AIE?

  • Utilize agulhas e seringas esterilizadas e descartáveis, uma por cavalo, para todas as vacinas e medicamentos;
  • Teste todos os cavalos para AIE todos os anos, e no momento em que eles entram em novas instalações;
  • Mantenha os estábulos e outras instalações higiênicas. Limpe regularmente as baias e descarte adequadamente o estrume longe das áreas de estábulo dos cavalos;
  • Implemente controles de insetos aprovados, como inseticidas e boa drenagem de água parada para minimizar a presença de moscas;
  • Isole novos cavalos até que sejam testados para AIE;
  • Nunca misture animais infectados e saudáveis;

Uncategorized

veja mais notícias

Assine nossa NEWSLETTER