Alimentação

Principais causas de alergia alimentar em cães e gatos

Veja neste artigo quais são os possíveis causadores da alergia alimentar

Postado em junho 9, 2020 as 9:08 am por Minha Cliente
alimentar

As principais causas da alergia alimentar são as proteínas que não foram reduzidas de tamanho pelo cozimento do alimento ou pelo processo digestivo do animal.  Estas proteínas são absorvidas e vão para a corrente sanguínea, causando eventualmente reações alérgicas por todo o corpo.

 

Os órgãos e tecidos corporais são compostos por proteínas e estas são parte fundamental da alimentação diária. Dentre as várias proteínas presentes na dieta dos animais, as que possuem peso molecular entre 14 e 40kDa são as que mais geram reações (ou seja, quanto menor o tamanho da proteína, menor a chance de desenvolvimento de reações alérgicas).

Como minimizar as chances de reação alérgica alimentar

Para minimizar a chance de reações alérgicas, as proteínas podem ser submetidas a um processo chamado de “hidrólise”, em que é feita a “quebra” destas proteínas em partículas menores e assim não são reconhecidas como alérgenos pelo organismo. Este processo também aumenta a digestibilidade do alimento.

 

As reações adversas ao alimento podem ser classificadas como: intolerância alimentar e alergia ou hipersensibilidade alimentar. Estes são termos utilizados para descrever problemas de base imunológica ou não aos ingredientes da dieta, que provocam reações clínicas adversas como distúrbios gastrintestinais como (diarreia, vômitos) e/ou problemas cutâneos (tipicamente associados à coceira).

 

Dieta alimentar com hipoalergênicos

Existem dois tipos de alimentos considerados hipoalergênicos: os alimentos de fontes hidrolisadas e os alimentos de ingredientes menos comuns.

 

Alimentos formulados com fontes hidrolisadas de proteína (ex. proteína hidrolisada de soja) e fontes de carboidratos altamente digestíveis (ex. arroz, batata, mandioca). Tais modificações na dieta são bastante eficazes para o controle de problemas dermatológicos e digestivos em que há reações alérgicas (ex. alergias alimentares, doenças inflamatórias crônicas intestinais).

 

Alimentos formulados com ingredientes menos comuns que os alimentos convencionais, como fontes alternativas de proteína, como o peixe e fontes alternativas de carboidratos altamente digestíveis. Estes componentes são indicados no controle de problemas dermatológicos e digestivos em que não há reações alérgicas (ex. má digestão, intolerância alimentar).

 

Fonte: Potal Vet Royal Canin. Adaptado pela equipe de Redação do Q1.Vet.com.br

Alimentação

veja mais notícias

Assine nossa NEWSLETTER