Curiosidades

ONU usa dinossauro falante para alertar sobre as mudanças climáticas

Campanha busca conscientizar os líderes mundiais pelo fim dos investimentos em combustíveis fósseis, antes que seja tarde demais

Postado em fevereiro 3, 2022 as 9:08 pm por Daniela Nucci

 

A cena é chocante! O cenário é a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, e o protagonista da animação é um dinossauro falante e furioso que convoca líderes governamentais a agirem para combater a crise climática. No vídeo, o Velociraptor produzido por computação gráfica invade a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Assembleia Geral e faz críticas ao financiamento de combustíveis fósseis. A produção faz parte da campanha “Don’t Choose Extinction” (Não Escolha a Extinção, em tradução livre), lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Essa é a mensagem que o animal transmite em seu discurso. Para o dinossauro, os seres humanos têm a chance de criarem uma economia mais verde na retomada econômica depois da pandemia. “Essa é a grande chance da humanidade!”, aponta. Na ação, compara os combustíveis fósseis aos meteoros que causaram a extinção de sua espécie. “Vocês estão no caminho de um desastre climático, e ainda assim os governos gastam centenas de bilhões de verbas públicas em subsídios para combustíveis fósseis. Imaginem se tivéssemos desembolsado centenas de bilhões por ano em subsídios para meteoros gigantes. É isso que vocês estão fazendo agora”, alerta.

Os diplomatas que participam do vídeo assistem incrédulos ao discurso do dinossauro, que exige mudanças para combater a mudança climática. Esta é a primeira vez que um vídeo produzido com imagens geradas por computador é filmado na sede das Nações Unidas.

 

Uma escolha que pode mudar o mundo

Segundo pesquisa lançada pelo Pnud, o mundo gasta, por ano, cerca de US$ 423 bilhões para subsidiar combustíveis fósseis. O valor é equivalente a quantia necessária para fornecer vacinas contra a Covid-19 para todas as pessoas do mundo e três vezes mais do que o valor anual necessário para erradicar a pobreza extrema.

Com tantas pessoas vivendo na pobreza, o dinossauro questiona os líderes mundiais se não faz mais sentindo ajudar essa parcela da população do que pagar por algo que pode acabar com a espécie humana.

Fonte: ONU News adaptado para Qualittas

 

Assista ao vídeo na íntegra!

Curiosidades

veja mais notícias

Assine nossa NEWSLETTER