Artigos Técnicos
Organizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), hoje, dia 28 de abril, em que se celebra o Dia da Educação, acontece a segunda edição do Encontro de Coordenadores de Cursos de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, no Mercure São Paulo Bela Vista, em São Paulo, das 8h às 17h30.
O evento é voltado exclusivamente para coordenadores de cursos de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, que visa refletir sobre o ensino da Medicina Veterinária. A Faculdade Qualittas foi representada pelo diretor e médico-veterinário, Prof. Francis Flosi, que foi conferir as reflexões sobre o ofício de ensinar, avaliação externa, rankings acadêmicos na educação superior, ensino contemporâneo e ética profissional.
Promovido pela Comissão Técnica de Educação do Regional, o encontro marca o lançamento do primeiro edital de chamamento do Sistema de Certificação de Cursos de Graduação em Medicina Veterinária no estado de São Paulo. A certificação é voluntária e poderá ocorrer em três níveis: bronze, prata e ouro, com validade de três, quatro e cinco anos, respectivamente.
O selo serve como referência para gestores educacionais, docentes, sociedade em geral e, sobretudo, para estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada. Também torna transparente a excelência do ensino superior para as próprias instituições.
Durante o evento serão apresentadas as normas da resolução e o edital com todas as informações para que as IES tirem dúvidas e avaliem se desejam participar da certificação. Queremos viabilizar ferramentas que possam contribuir para a melhoria no ensino e temos como grande alicerce a aproximação do Conselho às universidades, pois elas são o berço da Medicina Veterinária, segundo a organização.
Cooperação e alinhamento de propostas
Assim como na primeira edição, o encontro traz como proposta principal , que foi conferir as reflexões sobre o ofício de ensinar. Avaliação externa, rankings acadêmicos na educação superior, ensino contemporâneo e ética profissional, esses são alguns dos temas que serão debatidos no encontro.
Durante a primeira edição do Encontro de Coordenadores foi lançada a campanha Melhor Escolha, projeto que visa orientar sobre os passos básicos a serem seguidos antes de escolher a instituição em que se pretende ingressar para cursar Medicina Veterinária. O material, com formato lúdico e linguagem simples, está à disposição para consultas e compartilhamentos na plataforma do CRMV-SP.
Para essa segunda edição, os assuntos são mais abrangentes, que complementem os debates promovidos durante o primeiro encontro, e que norteiem o desenvolvimento de projetos e ações que contribuam para o avanço do ensino da Medicina Veterinária, como o selo de certificação.