Nesta quinta-feira (06) foi lembrado o Dia Mundial das Zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas de animais para humanos. O assunto ganhou destaque em diversas mídias, como Rádio Campinas CBN, Revista Cães & Gatos, Portal Hora Campinas e Jornal Diário Campineiro, entre outros portais nacionais.
No esforço de alertar a população sobre a prevenção e os cuidados com essas doenças infecciosas, Francis Frossi, médico-veterinário e diretor da Faculdade Qualitas, enfatizou que a atuação do médico-veterinário é fundamental para a prevenção de doenças zoonóticas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de doenças zoonóticas, representando cerca de 60% das doenças infecciosas humanas. Portanto, a prevenção é fundamental. Flosi lembra o exemplo da febre maculosa, com o aumento de casos e que vários profissionais estão trabalhando para evitar a disseminação da doença, especialmente para os humanos.
O especialistas também aponta para o cuidado com os animais domésticos. Uma das doenças mais conhecidas e comuns é a raiva, que pode ser prevenida com a vacinação dos animais.
Para ouvir a entrevista na Rádio CBN, aperte o play abaixo:
Faculdade Qualittas, a verdadeira referência na Medicina Veterinária!