Saúde

Descubra o que é a dirofilariose canina

Conheça os principais sintomas e tratamentos

Postado em agosto 29, 2020 as 9:18 am por Minha Cliente
dirofilariose

Você já ouviu falar na dirofilariose canina? Conhece os seus principais sintomas e tratamentos? Veja isso e muito mais ao longo do artigo!

A dirofilariose canina é uma doença do tipo parasitária causada pelo verme Dirofilaria immitis, que também é conhecido como “verme do coração”.

Todos os cães estão suscetíveis a contrair essa doença, no entanto, uma vez que ela é transmitida pela picada de um mosquito, os animais com muito contato em ambientes externos estão naturalmente mais expostos ao risco.

Todos nós sabemos que em geral, as verminoses costumam ficar alojadas no intestino, no entanto, o Dirofilaria immitis se aloja nas artérias do coração, obstruindo os vasos sanguíneos.

Quais sintomas a dirofilariose provoca?

Uma grande parte dos cachorros infectados pela dirofilariose canina não manifestam nenhum sintoma da doença, no entanto, naqueles que manifestam sintomas, os primeiros sinais identificados são: redução do apetite, tosse, apatia e perda de peso.

Além desses sintomas que são os mais comuns, a dirofilariose também pode provocar outros:

  • Alterações renais e hepáticas;
  • Dificuldade para respirar;
  • Hipertensão;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Prostração.

Vale lembrar, que essa verminose tem o hábito de variar em gravidade, assim como na apresentação dos sintomas.

Sendo assim, os principais fatores a serem considerados para determinar a gravidade da infestação é o grau da infecção, o tempo que o animal já permaneceu com os parasitas em seu organismo e também suas respostas orgânicas.

A doença tem tratamento?

Quando não tratada de forma adequada, a doença pode chegar a ser fatal, pois a depender do número de vermes alojados no organismo do animal, eles podem acabar obstruindo por completo o ventrículo direito do coração, provocando uma síndrome caval.

Além disso, os parasitas também podem obstruit os vasos que ligam os corações aos pulmões dos cães, impedindo a passagem do fluxo sanguíneo e consequentemente levando a morte.

No entanto, felizmente a dirofilariose tem cura e pode ser tratada com o apoio de um profissional veterinário. Uma vez, que será necessário avaliar a gravidade da infestação e prescreverá os medicamentos necessários para o combate das verminoses.

Em geral, o tratamento é ministrado em duas partes, a primeira com o objetivo de destruir verminoses adultas e o segundo para eliminar as microfilárias.

Por fim, o veterinário deverá solicitar exames para confirmar o sucesso do tratamento.

Saúde

veja mais notícias

Assine nossa NEWSLETTER