Curiosidades

Clínica veterinária: primeiros passos para abrir a sua

Entenda melhor como funciona o início de uma gestão para clínica veterinária

Postado em abril 1, 2020 as 11:29 am por Minha Cliente
clinica veterinaria

O sonho de muitos formandos de medicina veterinária, e até mesmo dos profissionais  mais experientes, é ter o seu próprio negócio. Ou seja, montar uma clínica veterinária particular.

Se este é seu caso, saiba que ainda há espaço no mercado e que ele continua em plena expansão. Essa afirmação é, inclusive, reforçada pelo número de animais domésticos no país, que vem crescendo consideravelmente, aumentando assim a demanda por um atendimento cada vez mais especializado.

Além disso, uma clínica veterinária é um estabelecimento onde é autorizada a realização de consultasexames e tratamentos clínicos e cirúrgicos dos pacientes. Esses estabelecimentos também podem oferecer serviços de urgência, emergência, plantão veterinário e internação.

Então se você decidiu abrir sua própria clínica, precisa levar alguns fatores como funcionamento, equipamentos, quadro de funcionários e investimentos necessários em consideração.

Também é muito importante refletir sobre quais decisões tomar para que o investimento dê certo. Obviamente, o segredo do sucesso não é uma receita de bolo ou fórmula mágica, mas neste artigo vamos te fornecer algumas dicas básicas e importantes. Confira abaixo quais são elas!

 

Estabeleça um planejamento para sua clínica veterinária

O planejamento é uma das parte mais importante para quem deseja abrir, ou gerir, o próprio negócio.

Quando falamos de uma clínica veterinária isso, obviamente, não seria diferente. Assim, antes mesmo da sua abertura, é preciso lidar com algumas questões que são chave para o bom funcionamento do negócio.

Dessa forma, é preciso trilhar um caminho que envolve: o conhecimento sobre o mercadopúblico alvo e suas principais demandasconcorrênciaquestões legais, para efeito de formalização do negócio, principalmente do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), mão de obra especializada, móveis, instrumentos, aparelhos, avaliação dos custosmarketing, dentre muitos outros detalhes.

 

Conheça o mercado

Antes de abrir qualquer negócio é importante conhecer o mercado em que você deseja atuar.

No caso específico de uma clínica veterinária, é importante considerar não só o em torno de onde o estabelecimento será aberto o negócio, mas também todo o macro ambiente, como o estado e a região.

Isso permitirá, inclusive, que o gestor trace um panorama mais realista, pesando nos tipos de atendimento mais recorrentes e na necessidade daquela região como um todo. Dessa forma, é possível traçar um planejamento com base na estrutura necessária para a clínica, investimento disponível e metas desejadas.

Assim, de forma breve, ao buscar conhecer seu mercado, o gestor deve:

  • Definir o local da clínica veterinária: cidade, microrregião, estado e região do país, visando conhecer o ambiente que o cerca e entender melhor o mercado veterinário naquela área;
  • Reconhecer quem é seu público: conhecer quem serão os clientes da sua clínica veterinária, não somente em dados demográficos (idade, renda, gênero,etc), mas também demandas mais comuns, necessidades ainda não supridas pela concorrência, preferências de atendimento, entre outros;
  • Estabelecer a concorrência: é importante entender também quem são seus concorrentes, quais seus diferenciais, como eles prestam seus serviços e o que você pode oferecer de diferente.

Por fim, também é importante ter em mente a estrutura e o investimento necessários, tanto de pessoal, quanto de equipamentos e área física. Mensurando assim, todos os seus gastos.

Fonte:  Revista Veterinária, adaptado pela equipe de Redação do NoticiasVet.com

Curiosidades

veja mais notícias

Assine nossa NEWSLETTER