
Curiosidades
O sonho de muitos formandos de medicina veterinária, e até mesmo dos profissionais mais experientes, é ter o seu próprio negócio. Ou seja, montar uma clínica veterinária particular.
Se este é seu caso, saiba que ainda há espaço no mercado e que ele continua em plena expansão. Essa afirmação é, inclusive, reforçada pelo número de animais domésticos no país, que vem crescendo consideravelmente, aumentando assim a demanda por um atendimento cada vez mais especializado.
Além disso, uma clínica veterinária é um estabelecimento onde é autorizada a realização de consultas, exames e tratamentos clínicos e cirúrgicos dos pacientes. Esses estabelecimentos também podem oferecer serviços de urgência, emergência, plantão veterinário e internação.
Então se você decidiu abrir sua própria clínica, precisa levar alguns fatores como funcionamento, equipamentos, quadro de funcionários e investimentos necessários em consideração.
Também é muito importante refletir sobre quais decisões tomar para que o investimento dê certo. Obviamente, o segredo do sucesso não é uma receita de bolo ou fórmula mágica, mas neste artigo vamos te fornecer algumas dicas básicas e importantes. Confira abaixo quais são elas!
O planejamento é uma das parte mais importante para quem deseja abrir, ou gerir, o próprio negócio.
Quando falamos de uma clínica veterinária isso, obviamente, não seria diferente. Assim, antes mesmo da sua abertura, é preciso lidar com algumas questões que são chave para o bom funcionamento do negócio.
Dessa forma, é preciso trilhar um caminho que envolve: o conhecimento sobre o mercado, público alvo e suas principais demandas, concorrência, questões legais, para efeito de formalização do negócio, principalmente do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), mão de obra especializada, móveis, instrumentos, aparelhos, avaliação dos custos, marketing, dentre muitos outros detalhes.
Antes de abrir qualquer negócio é importante conhecer o mercado em que você deseja atuar.
No caso específico de uma clínica veterinária, é importante considerar não só o em torno de onde o estabelecimento será aberto o negócio, mas também todo o macro ambiente, como o estado e a região.
Isso permitirá, inclusive, que o gestor trace um panorama mais realista, pesando nos tipos de atendimento mais recorrentes e na necessidade daquela região como um todo. Dessa forma, é possível traçar um planejamento com base na estrutura necessária para a clínica, investimento disponível e metas desejadas.
Assim, de forma breve, ao buscar conhecer seu mercado, o gestor deve:
Por fim, também é importante ter em mente a estrutura e o investimento necessários, tanto de pessoal, quanto de equipamentos e área física. Mensurando assim, todos os seus gastos.
Fonte: Revista Veterinária, adaptado pela equipe de Redação do NoticiasVet.com