Curiosidades
Como as abelhas produzem mel? Você já parou para pensar no assunto? Sem dúvidas é um fato curioso, pensar que um inseto tão pequeno é capaz de produzir uma substância tão saborosa e nutritiva.
No entanto, para acabar de vez com essa curiosidade, o Portal Q1 Vet detalha o processo de produção do mel, confira!
Como o mel é produzido?
O mel é produzido basicamente por meio do néctar das flores. Muita gente não sabe, mas as abelhas possuem um reservatório de néctar em seu corpo, uma espécie de bolsa, onde elas armazenam a substância que é extraída das flores para transporte até as colméias. Vale destacar, que uma única abelha, é capaz de transportar até 70 mg de néctar.
Enquanto as abelhas transportam o néctar, algumas reações já começam a ocorrer no seu organismo para finalmente dar origem ao mel que conhecemos.
O mel é formado basicamaente pela reação de duas enzimas que são produzidas por glândulas presentes na cabeça das abelhas, a invertase e a glicose oxidase, cada uma delas com suas próprias funções na produção.
Invertase: A invertase tem a função de converter a sacarose, um tipo de açucar existente no néctar das flores, em dois outros tipos de açucar, a glicose e a frutose.
Glicose Oxidade: Por sua vez, a glicose oxidase, transforma uma pequena quantidade da glicose em ácido, conferindo ao mel uma pequena, mas necessária acidez que tem por objetivo manter as bactérias que o fermentariam afastadas.
Após a ação das duas enzimas, as abelhas expelem a substância produzida nos favos, dentro das suas próprias colméias,
Por fim, com o balançar das suas próprias asas, elas fazem com que a água evapore dando finalmente origem ao mel que conhecemos. Substância que além de muito saborosa possui vários nutrientes importantes para a manutenção da saúde humana como vitaminas e minerais.