Últimas notícias
Se você possui formação como veterinário ou está prestes a concluir uma graduação em medicina veterinária. Montar a sua própria clínica ou pet shop é sem dúvidas um excelente negócio. No entanto, não podemos negar que a montagem de uma clínica veterinária completa exige um alto investimento inicial.
Talvez você ainda não disponha do capital necessário para montar uma clínica veterinária completa. No entanto, com menos investimento, você pode iniciar montando um pet shop.
Montando um bom pet shop você pode faturar alto com a venda de produtos e aos poucos ir incrementando sua carteira de serviços, investindo no próprio negócio e passando a oferecer serviços, como: banho e tosa, serviços de hotelaria, vacinação, consultas e por fim atendimentos de maior complexidade como emergências e cirurgias.
Para ajudar você a montar o seu próprio pet shop, o Q1 Vet separou algumas dicas bacanas, vale à pena conferir!
1.Localização
Se você pensa em abrir um pet shop, é preciso encontrar a melhor localização. Para escolher uma boa localização avalie primeiramente a concorrência e evite abrir a sua loja próximo a outros estabelecimentos semelhantes.
Prefira também um local de fácil acesso, com boa circulação de pessoas e que permita o estacionamento fácil de veículos.
2. Fornecedores
Após definir a localização é preciso ir atrás dos melhores fornecedores. Para que um pet shop fature alto é muito importante que ele ofereça uma boa variedade e de produtos e que estes produtos sejam vendidos a um preço dentro da média do mercado.
Para montar um mix diversificado de produtos e garantir preços competitivos, faça uma pesquisa de mercado em busca dos melhores fornecedores e negocie!
3.Estrutura
Não esqueça também da estrutura necessária para o funcionamento do pet shop. Para o bom funcionamento deste tipo de estabelecimento, o ideal é contar com um espaço de ao menos 50m² que deverá ser dividido entre a frente de loja (local onde devem ser expostos os produtos), escritório e estoque.
Vale destacar, que com o crescimento dos negócios, esse espaço precisará ser ampliado, oferecendo consultório, sala para cirurgias e realização de procedimentos, área de banho e tosa e também para a hospedagem dos animais.
4.Documentação
Por fim, é preciso se atentar as documentações e autorizações necessárias para que o seu pet shop entre em funcionamento, como emissão do CNPJ, inscrição estadual e alvará de funcionamento.
Também é muito importante buscar orientações quanto ao registro de responsabilidade técnica do seu Pet Shop, junto ao CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária e quanto a licença sanitária, junto a Anvisa ou órgão de vigilância sanitária da sua região.
Seguindo todas as dicas apresentadas neste artigo, certamente você poderá montar um excelente pet shop.
Sendo assim, em pouco tempo você terá o reconhecimento do mercado e clientes fiéis e por fim poderá reinvestir nos negócios, expandindo os serviços oferecidos, montando até mesmo uma clínica veterinária completa.