Curiosidades
Com a recomendação da Organização Mundial da Saúde de não sair de casa durante a pandemia, os passeios dos pets foram comprometidos. Porém, é de extrema importância que os bichinhos continuem ativos, garantindo assim o seu bem-estar físico e emocional. Nesse sentido, uma alternativa, tanto para os bichos, quanto para os tutores, é promover brincadeiras específicas para queimar a energia.
A veterinária e representante de WALTHAM™ no Brasil, Natália Lopes evidencia a importância das brincadeiras como forma de manter a rotina física do pet na quarentena. De acordo com a especialista, essas atividades evitam o sobrepeso e estimulam a atividade muscular.
Além disso, pesquisas do WALTHAM™ Petcare Science Institute, parte da Mars Petcare, indicam que essas brincadeiras também podem funcionar como “amortecedores de estresse” para os animais e também para seus donos, já que o confinamento pode levar a quadros de ansiedade e estresse.
A especialista separou uma lista com dicas de brincadeiras para cães e gatos realizarem com seus tutores.
Brincadeiras para cães
- Comedouros interativos: são comedouros onde o animal conta com “obstáculos” para conseguir se alimentar. Existem de vários tipos, com diversos empecilhos diferentes. Estas ferramentas também ajudam as refeições a durarem mais, promovendo um esforço físico e mental no animal.
- Jogar a bolinha: a mais tradicional brincadeira com os cães é também uma das que mais gasta energia, promovendo a corrida e uma super empolgação, visto que é uma das brincadeiras que eles mais gostam. Também é ótima para fortalecer a ligação entre o tutor e o animal.
- Adestramento: além de manter o pet ativo, o adestramento pode ser um aprendizado mental para ele, além de fortalecer a relação com o dono.
- Esconde-esconde: o faro dos cães é altamente potente, então provavelmente ele te encontrará em segundos. Porém, não deixa de ser uma brincadeira que despertará muito a curiosidade do pet e o fará se envolver rapidamente com muita animação.
Brincadeiras para gatos
- Comedouros interativos: a ótima alternativa para os cães também funciona para os gatos, promovendo o esforço físico e deixando eles intrigados.
- Caixas de papelão: um objeto aparentemente simples, mas que ganha toda a atenção dos bichanos. Eles adoram e se ganharem uma, podem ficar horas brincando com ela. Para ajudar nessa interação, você ainda pode fazer furos pela caixa e pendurar brinquedos em cima dela.
- Bolinhas de papel: é uma brincadeira simples, e também muito eficaz de conseguir manter os bichanos extremamente ativos. Faça algumas bolinhas com papéis usados para rascunhos e espalhe elas pela casa. O gato ficará brincando com elas por um bom tempo.
- Arranhadores: clássicos que valem ouro! Os arranhadores são a brincadeira que os gatos mais gostam. E, além de gastarem energia, suas unhas ficarão afiadas, evitando que ele arranhe móveis e cortinas durante esse tempo em casa.
Natália Lopes explica ainda que a prática de brincadeiras deve ocorrer, pelo menos, uma vez ao dia.
No caso dos cães o ideal é de duas vezes.
“Caso a rotina do pet tenha uma frequência maior de exercício (como caminhar para fazer as necessidades 2 ou 3x por dia), é importante que o tutor tente manter a frequência habitual, mas sempre seguindo as diretrizes do governo e mantendo distância de outras pessoas e animais, conforme as recomendações.”
Fonte: Canal do Pet (IG), adaptado pela equipe de Redação do NoticiasVet.com