Curiosidades
Fonte: AMPARA Animal, adaptado pela equipe de redação do Portal Q1vet
Conhecida como referência na proteção dos animais, a AMPARA Animal lança nova campanha, “Abril Laranja: Vamos prevenir os maus-tratos contra animais”. Ação tem como objetivo instruir a população para que sejam feitas denúncias, explicando assim, a importância do ato.
Com isso, a Associação também destaca que qualquer delegacia deve agir, mas antes, é importante que ao denunciar um caso, se tenha conhecimento da lei de crimes ambientes.
Segundo a AMPARA, a denúncia não deve deixar de ser feita, mas contar com a normativa impressa em primeiro lugar, para que possa ir com ela em mãos até a delegacia, potencializa o cumprimento da denúncia.
Enquanto isso, reunir o máximo possível de provas, como fotos, vídeos e laudos veterinários, assim como testemunhas oculares, também é de extrema importância.
Nova campanha reforça proteção para animais
De acordo com a AMPARA, quanto mais informações forem entregues, por exemplo, maiores serão as chances da ação ser bem sucedida.
No entanto, “caberá à autoridade policial receber a denúncia e fazer o boletim de ocorrência. O policial que se negar a agir estará cometendo crime de prevaricação (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal – art. 319 do Código Penal)”, explica a AMPARA em texto5 enviado à imprensa. Caso isso ocorra, poderá ser aberta uma reclamação ao Ministério Público ou à Corregedoria da Polícia Civil.
Para quem se encontra no Estado de São Paulo, denuncias também podem ser feitas de modo on-line, através do Delegacia Eletrônica de Proteção Animal. E, caso a ocorrência esteja acontecendo neste exato momento, é necessário que seja contatado o serviço de emergência da Polícia Militar, ligando 190.
Para animais silvestres, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 8080 (gratuitamente) ou por e-mail.
Sobre a AMPARA Animal
Em atividade desde 2010, A AMPARA Animal nasceu quando as fundadoras se uniram por amor e respeito aos animais. Juntas sonharam em criar um projeto para mudar a realidade dos animais rejeitados e abandonados do Brasil.
Com os mesmos ideais e amor incondicional àqueles que não têm voz, iniciaram uma luta em prol da desafiadora e negligenciada causa.
Em 2013, recebeu a certificação de OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, comprovando sua seriedade e transparência administrativa.
Em 2015 se tornou a instituição que mais ajuda animais no país, ao se tornar uma “ONG mãe” que ampara mais de 450 abrigos cadastrados em nível nacional, que são auxiliados em um sistema de rodízio com ração, medicamentos, vacinas, atendimento veterinário, eventos de adoção e projetos de conscientização.
Proteção e cuidado com os animais
Os parceiros da instituição auxiliam diretamente e mensalmente cerca de 10 mil animais. Portanto, são oito anos de trabalho, realizações e grandes conquistas, e é empreendendo socialmente que a AMPARA atua de forma preventiva com seus três principais pilares: adoção, castração e, principalmente, a conscientização, através de projetos educativos voltados para o público infantil e adulto.
Gerenciando o maior programa de adoção do país, o “Adotar é Tudo de Bom” que se encontra em 11 estados brasileiros e desenvolvendo grandes campanhas, como por exemplo, a “Somos todos Vira-Latas”, a organização é responsável por desmistificar preconceitos e esclarecer prejulgamentos, valorizando a imagem da causa animal e mudando a forma como as pessoas a enxergam.
Em 2016, uma nova frente da entidade foi criada, a AMPARA Silvestre, com foco em conservação ao reabilitar animais que possam ser devolvidos à natureza e também oferecer bem-estar aos animais condenados ao cativeiro.
Com sete exposições à mostra atualmente, que circulam por todo o país e já atingiram milhões de pessoas, a AMPARA acredita que a união de forças entre primeiro, segundo e terceiro setores é o caminho para minimizar e até solucionar o problema.
Os ideais da ONG são comprovados na prática, com resultados significativos e de grande impacto, que têm merecido o respeito, o carinho e o reconhecimento das organizações parceiras e consequentemente, a confiança de grandes empresas brasileiras, obtendo subsídios para a continuação desse trabalho em prol dos animais carentes.