Últimas notícias
As quedas de rendimento na produção de vacas leiteiras pode ser frequentemente relacionadas a problemas nos casco dos animais.
As perdas costumam ser sutis, mas podem acarretar na perda de peso corporal e na diminuição da produção de leite, ingestão de matéria seca, longevidade do rebanho e eficiência reprodutiva.
Casco duros e mole
Algumas infecções nos cascos, abcessos ou úlceras de sola podem se desenvolver a partir de rachaduras que ocorrem quando os cascos são muito duras ou moles.
Cascos moles são mais prováveis de ocorrer quando as vacas ficam em cima de esterco e urina. Isso pode resultar em rachaduras no calcanhar e na sola, permitindo a ocorrência de úlceras, abcessos ou infecções.
Já os cascos duros geralmente ocorrem em estábulos, especialmente quando aparas secas em estufa ou serragem são usadas como cama. Isso pode resultar em rachaduras na parte superior do casco, que podem se estender e posteriormente gerar infecções.
Podridão de casco
Responsável por uma queda significativa na produtividade e no desempenho do rebanho, a podridão dos cascos é uma infecção necrótica causada pelas bactérias Fusobacterium necrophorum e o Bacteroides melaninogenicus.
Uma das principais causas para o aparecimento da infecção é a falta de cuidados básicos com a higiene. Afinal, ambientes sujos e úmidos são os preferidos pelas bactérias que acometem os cascos bovinos.
Laminite Bovina
Outra doença muito comum que acomete os cascos dos bovinos é a laminite. Ela causa dores, claudicação intensa, fissuras e até mesmo deformidades no casco.
A laminite acaba dificultando até mesmo a locomoção, diminuindo a produtividade do rebanho.
Úlceras de sola
As úlceras de sola são feridas cruas que ocorrem na parte interna do casco. A doença geralmente está associada a manifestações clínicas de laminite, ocorrendo com maior frequência nas patas traseiras.
Dentre os fatores que podem resultar nas feridas, estão a umidade, a falta de higiene, o desgaste excessivo e a poda inadequada.
Dermatite digital
Por fim, temos a dermatite digital que é uma lesão diretamente relacionada com a falta de higiene, ou seja, com acúmulo de matéria orgânica, como esterco e barro, em combinação com a umidade.
Vacas afetadas pela doença apresentam dificuldades de locomoção, passam muito tempo deitadas, não se alimentam adequadamente e com isso produzem menos leite.
Essa é uma lesão que começa na pele, sendo característico o crescimento acentuado de pelos em volta da ferida.
Inegavelmente, são várias as doenças que podem aparecer nas patas bovinas, em geral relacionadas a falta de higiene e cuidados básicos com o rebanho. Para a correta identificação e tratamento de cada uma delas, indicamos a consulta a um médico veterinário.